quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Kevin Garnett: Celtics de volta ao topo?

O blog estréia numa quarta-feira, dia em que reservo uma coluna para o basquete europeu. Entretanto, não poderia haver uma lacuna sobre a transferência mais importante da NBA desde o fim da temporada na liga norte-americana.

O ala Kevin Garnett reforça agora o Boston Celtics e o Minnesota Timberwolves recebeu um time inteiro em troca: os alas Al Jefferson, Gerald Green e Ryan Gomes, o armador Sebastian Telfair e o pivô Theo Ratliff, além de duas escolhas de primeira rodada no draft.

Desta forma, a franquia comandada pelo técnico Doc Rivers se torna um dos favoritos para chegar às finais pela Conferência Leste. O trio formado por Ray Allen (recém-chegado do Seattle SuperSonics), Paul Pierce e KG já é comparado por alguns a Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parrish, que fizeram história pelo time de Massaschusetts.

Bom, antes de colocarmos os Celtics diretamente nas finais, vamos expor os principais obstáculos para a franquia recordista de títulos da NBA voltar aos seus tempos de glória:

1º - Os outros times: Detroit Pistons, Claveland Cavaliers, Miami Heat e Chicago Bulls não devem facilitar o jogo para o trio estelar de Boston. Nenhuma destas equipes têm tantos talentos reunidos, mas todas elas possuem mais opções no banco de reservas, além de menores carências na armação ou no garrafão.

2º - Distribuição das jogadas: Entre os três, quem fará a maior parte dos arremessos? Estes jogadores estão acostumados a serem a peça central de um esquema tático. Ainda não se sabe como irão reagir tendo de dividir a bola.

3º - Carregadores de piano: Se o GM Danny Ainge não assinar com mais ninguém, o Boston terá na sua linha inicial Rajon Rondo e Kendrick Perkins. Não são coadjuvantes à altura de Steve Kerr ou Robert Horry.

4º - Defesa: Talvez o mais importante. Esse time terá de aprender a defender. No ano passado, eles foram apenas 18º time a permitir menos pontos. Os Timberwolves, apesar dos inúmeros rebotes de KG, ficaram no 22º lugar.

Um comentário:

Betinho disse...

Bom, primeiramente ao analisar os jogadores do Boston, eu jah li em alguns lugares que boa parte dos mesmos tem cacife pra integrar apenas a D-League ou seja, não para fazer parte deste elenco.

Pra sintetizar, os Celtics pagaram alto por algo que não é certo.

Além de um time inteiro, cederam 2 first round picks...

Minnesota agradece.

Eu se fosse o GM dos celtics, corria atrás do Flip Murray, que tem um salário baixo e sairia facilmente por umas picks.