quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Baloncesto hablando español

Com a invasão latina aos EUA, muitos norte-americanos tiveram de aprender a falar espanhol. Paralelamente, o basquete também vai descobrindo que o castelhano é importantíssimo para sua vida.

Não. Antes que alguém pergunte, não há uma onda de panamenhos, mexicanos, cubanos ou guatemaltecos invadindo as quadras ou os bastidores da NBA. O que acontece é que a Espanha, atual campeã mundial, não pára de se renovar e, essa sim, pode povoar, em breve, boa parte dos times da liga norte-americana.

No Europeu Sub-18, que acontece em Madri nesta semana, a equipe ibérica é a segunda colocada de seu grupo e tem contado com grandes atuações do armador Ricky Rubio. A última vítima foi a Alemanha, derrotada por 82 a 56. Rubio foi o cestinha com 20 pontos, seguido pelo colega Sergio de la Fuente, que anotou 15.

Desta forma, o selecionado espanhol ajuda a Espanha a se consolidar no cenário da Bola ao Cesto. O país já tem uma das ligas mais fortes do mundo (segundo alguns, a mais disputada depois da NBA), contando com Real Madrid, Tau Vitoria e outros times de ponta. Agora, com Pau Gasol e outros jovens, como o recém-draftado Rudy Fernandez e o próprio Rubio, a seleção mostra um país que deve continuar protagonista na modalidade.

A Sérvia também começa a mostrar que sabe viver sem Bodiroga, Stojakovic e Divac e vai se renovando. A equipe lidera o grupo em que se encontra a Espanha e conta com dois pretendentes a astros: Milan Mcvan (pivô de 2,03m, com médias de 17,8 pontos por jogo e 10,8 rebotes) e Stefan Stojacic (armador de 1,95m, que tem anotado 15,5 pontos por jogo).

Nenhum comentário: