terça-feira, 7 de agosto de 2007

Conhecendo os novatos da NBA

Já que esta é a primeira coluna do rookie report, achei por bem apresentar a classe draftada neste ano para que o leitor já comece a se acostumar com os jogadores que trataremos durante a temporada. Logo abaixo está uma pequena descrição de cada atleta escolhido na primeira rodada.

Vale lembrar que a expectativa acerca destes jovens jogadores é grande. Muitos apontam essa safra como sendo tão boa ou até melhor do que a de 2003, que contou com LeBron James, Carmelo Anthony, Dwyane Wade e Chris Bosh (além do brasileiro Leandrinho).

1 – Greg Oden, pivô (2,13m)
Faculdade: Ohio State
Franquia: Portland Trail Blazers


Oden não fez uma grande Liga de Verão. O gigante vem se recuperando de uma cirurgia e deve mostrar a que veio já no início da temporada. Os Blazers confiam no garoto e se desfizeram de seu antigo pivô, Zach Randolph, que foi para os Knicks.

2 – Kevin Durant, ala (2,08m)
Faculdade: Texas
Franquia: Seattle SuperSonics

É o favorito na corrida pelo prêmio de Rookie of the Year (Novato do ano). Além de um físico tremendo e uma grande envergadura, o jogador já mostra que vem para ser comparado a grandes craques. Defenderá a seleção norte-americana no Pré-olímpico.

3 – Al Horford, ala/pivô (2,08m)
Faculdade: Florida
Franquia: Atlanta Hawks

Principal jogador do trio fantástico que faturou o título da NCAA pelo Florida Gators. Com a sua altura e físico avantajado, é apontado como um dos novatos que pode contribuir mais rapidamente com seu time. Teve uma média de 9,3 pontos e 9 rebotes por jogo na Liga de Verão.

4 – Mike Conley, armador (1,87m)
Faculdade: Ohio State
Franquia: Memphis Grizzlies

Foi irregular em seus primeiros jogos na Liga de Verão, principalmente no aproveitamento dos arremessos. Entretanto, ainda é esperado em Memphis como o armador que melhor distribui a bola nesta safra do draft.

5 – Jeff Green, ala (2,06m)
Faculdade: Georgetown
Franquia: Seattle SuperSonics


Com uma grande qualidade de passe para a sua altura e posição, deve ser uma contribuição imediata para o Seattle, que se reformula, construindo o time em torno de Kevin Durant. Jeff Green se mostrou um dos mais versáteis alas do basquete universitário ao longo da última temporada.

6 – Yi Jianlian, pivô (2,13m)
China
Franquia: Milwaukee Bucks


Ainda uma incógnita, não deve causar o mesmo impacto que seu compatriota Yao Ming. Talentoso e atlético, ele só terá problemas na NBA se continuar com atitudes questionáveis como a recusa a assinar com os Bucks. O chinês deve fechar contrato com a equipe de Milwaukee, mas já inicia a liga sob olhares de reprovação.

7 – Corey Brewer, armador (2,02m)
Faculdade: Florida
Franquia: Minnesota Timberwoloves

Os reformulados Timberwolves devem ter por um bom tempo um grande defensor no perímetro. Brewer chega a um time que tenta superar a saída de Garnett e, com seu talento na defesa, é promessa de alívio para um time que foi apenas o 22º a permitir menos pontos na última temporada.

8 – Brandan Wright, ala (2,08m)
Faculdade: North Carolina
Franquia: Golden State Warriors

MVP da Conferência da Costa do Atlântico na NCAA, o ala chega para reforçar o garrafão da equipe comandada por Don Nelson. A preocupação dos Warriors não parou na escolha de Wright. O time assinou com outro novato: Kosta Perovic de 2,18m.

9 – Joakim Noah, ala/pivô (2,11m)
Faculdade: Florida
Franquia: Chicago Bulls

Outro destaque dos Gators na NCAA. Excelente na defesa, mas ainda inexperiente, deve ajudar Ben Wallace & Cia. a aterrorizar (com jogadas e cabeleiras) os pivôs da Conferência Leste.

10 – Spencer Hawes, pivô (2,13m)
Faculdade: Washington
Franquia: Sacramento Kings

Com Brad Miller lutando contra contusões, os Kings sofreram na temporada passada. Para ajudar o veterano pivô, a franquia californiana trouxe Hawes, destaque nas categorias de base defendendo a seleção norte-americana.

11 – Acie Law, armador (1,91m)
Faculdade: Texas A&M
Franquia: Atlanta Hawks


Assistências. Ele deve terminar a temporada com muitas. O rápido armador do Atlanta ainda é inconsistente, mas em sua pior partida distribuiu cinco assistências na Liga de Verão, mantendo uma média de seis por jogo neste fundamento.

12 – Thaddeus Young, ala (2,0m)
Faculdade: Georgia Tech
Franquia: Philadelphia 76ers

Canhoto, Young tem um bom arremesso e é, provavelmente, o jogador mais atlético do draft de 2007. Entretanto, foi extremamente irregular durante o verão, fazendo partidas ruins. Dois double-doubles salvaram seu desempenho.

13 – Julian Wright, ala (2,02m)
Faculdade: Kansas
Franquia: NO/Okla City Hornets


Irregular no Verão, Wright dividirá minutos com Morris Peterson durante a próxima temporada. O primeiro ano do jogador na NBA não deve ser bombástico, mas com apenas 20 anos de idade, terá tempo para se desenvolver na liga.

14 – Al Thornton, ala (2,0m)
Faculdade: Florida State
Franquia: LA Clippers

Outro destaque na Flórida, mas pelos Seminoles. Thornton traz versatilidade aos Clippers e pode ser uma força no ataque durante a temporada regular, caso consiga melhorar seu aproveitamento nos arremessos de quadra.

15 – Rodney Stuckey, armador (1,96m)
Faculdade: Eastern Washington
Franquia: Detroit Pistons

Vindo de uma faculdade pequena, Stuckey foi uma surpresa para muitos neste verão. Foi o melhor jogador de um dos melhores times e deve dar profundidade ao perímetro da equipe comandada por Flip Saunders. Chauncey Billups e Rip Hamilton devem ter bons minutos de descanso, já que Stuckey pode jogar como PG e SG.

16 – Nick Young, armador (1,98m)
Faculdade: USC
Franquia: Washington Wizard
s

Se Nick Young repetir na temporada regular seu desempenho na Liga de verão (0.388 de aproveitamento em tiros de quadra, 3-16 da zona dos três pontos), os Wizards terão de esperar um bom tempo para poder contar com ele.

17 – Sean Williams, pivô (2,08m)
Fculdade: Boston College
Franquia: New Jersey Nets


Bom em tocos, com uma boa seleção de arremessos, o New Jersey Nets conta com uma boa adição para seu elenco. Com o retorno de Nanad Krstic (lutou contra lesões na temporada passada), Williams terá tranqüilidade para se desenvolver na liga profissional.

18 – Marco Belinelli, armador (1,98m)
Itália
Franquia: Golden State Warriors

A grande surpresa da primeira rodada da Liga de Verão, anotando 37 pontos (5-7 da linha dos 3 pontos). Com um arremesso fatal, o italiano deve ajudar Baron Davis no perímetro ofensivo dos Warriors.

19 – Javaris Crittenton, armador (1,93m)
Faculdade: Georgia Tech
Franquia: Los Angeles Lakers


Os Lakers fazem de tudo para continuar com Kobe Bryant e começam escolhendo um talentoso armador para lhe entregar a bola. Ainda é difícil saber quantos minutos Crittenton terá devido à sua irregularidade, mas talento não falta ao garoto, que manteve média de 17 pontos por jogo na Liga de Verão.

20 – Jason Smith, ala/pivô (2,13m)
Faculdade: Colorado State
Franquia: Philadelphia 76ers

Inconsistente. Para piorar, chega ao início da temporada vindo de uma lesão no tornozelo. Sem grandes previsões para o enorme ala ex-Colorado State.

21 – Daequan Cook, armador (1,96m)
Faculdade: Ohio State
Fraquia: Miami Heat

Atlético, bom arremessador, não verá muitos minutos nesta temporada. Com Jason Williams e Dwyane Wade no elenco, além de um possível retorno de Gary Payton (ainda sem contrato), Cook deve ficar um bom tempo no banco.

22 – Jared Dudley, ala (2,0m)
Faculdade: Boston College
Franquia: Charlotte Bobcats


Para conseguir tempo na quadra do Charlotte, Dudley precisará suar. Adam Morrison e Gerald Wallace povoam sua posição e ele pode até ir parar na D-League. Entretanto, se jogar bem como no verão, merece uma vaga entre os 12 que iniciam a temporada pelos Bobcats.

23 – Wilson Chandler, ala (2,0m)
Faculdade: De Paul
Franquia: New York Knicks


Chandler deve estar agradando o chefão Isiah Thomas. No verão, ele confirmou as expectativas de ser um bom arremessador e manteve aproveitamento acima dos 50%, mas como tudo nos NYK é imprevisível, vamos esperar a temporada regular.

24 – Rudy Fernandez, armador (1,98m)
Espanha
Franquia: Portland Trail Blazers

Bom nos arremessos, especialmente atrás da linha de 3 pontos, deve sofrer para se equiparar a outros armadores, tanto em força, quanto em velocidade.

25 – Morris Almond, armador (1,98m)
Faculdade: Rice
Franquia: Utah Jazz

Armador acima da média, com boa condução de bola e bom arremesso. Ainda precisa confirmar as expectativas de ser um grande pontuador (manteve uma média de 26,4 pontos por jogo em seu último ano de faculdade).

26 – Aaron Brooks, armador (1,85m)
Faculdade: Oregon
Franquia: Houston Rockets


Provavelmente o melhor novato na Liga de Verão, ele terminou como sétimo cestinha e sexto melhor em assistências. Nesta temporada, deve dividir atenções com Steve Francis nos Rockets.

27 – Arron Afflalo, armador (1,96m)
Faculdade: UCLA
Franquia: Detroit Pistons


Mais um que ajuda Billups e Hamilton a descansar. Não deve ver muitos minutos, mas com um grande potencial na defesa e um bom aproveitamento nos tiros de média e longa distância, se encaixa muito bem no time dos Pistons.

28 – Tiago Splitter, ala/pivô (2,10m)
Brasil
Franquia: San Anotnio Spurs


O brasileiro ainda não deve estrear pelos Spurs nesta temporada. Sua multa no Tau Vitoria é muito alta e ele provavelmente passará mais um ano jogando na Europa.

29 – Alando Tucker, ala/armador (1,96m)
Faculdade: Winconsin
Franquia: Phoenix Suns


Ótimo passador, ele não tem altura suficiente para jogar como ala na liga profissional. Provavelmente será usado como armador e pode fazer sombra para o brasileiro Leandrinho.

30 – Petteri Koponen, armador (1,93m)
Finlândia
Franquia: Portland Trail Blazers

Armador é o que não falta no elenco dos Blazers. O finlandês já tem contrato com a equipe, mas dificilmente será utilizado.

Nenhum comentário: